26 de julho de 2016

A alimentação nossa de cada dia

Confesso que paguei minha língua inúmeras vezes mas consegui superar alguns objetivos meus de quando eu estava grávida. Por exemplo: Miguel não ingeriu açúcar nem sal antes de 1 ano. Hoje com quase 18 meses não toma refrigerante, não come esses "danones" petit suisse, não come balas e pirulitos e nem bolachas recheadas. Nunca comeu miojo, salsicha, carne de porco e margarina. 
Porém vez ou outra rola uma bolacha de maizena, um suco de caixinha, um pouquinho de bolo em uma festinha ou um docinho, e até mesmo um sorvete no calor. Não sou neurótica mas uso o bom senso sempre.
No dia a dia tento fazer tudo o mais natural possível. Sempre comendo e oferecendo alimentos saudáveis e nutritivos, até porque viemos de um histórico do baby com insuficiência renal ao nascer e anemia até mês passado né?
Dou preferencia ao arroz e feijão, ao invés do macarrão (Aliás, baby não gosta de macarrão), sempre uma proteína e muita verdura, legumes. Come em média 3 frutas por dia e 2x por semana eu dou yogurte natural batido com uma fruta. Ama ovo e se ele pudesse comeria todo dia hahaha.
Mama o tão querido tetê: São 3 mamadeiras de 240ml por dia. as vezes duas, depende do dia, mas ele ama e pede pelo tetêzinho do dia.
Graças a Deus meu filho come muito bem desde sempre, e se está apresentando mudança no padrão alimentar pode ter certeza que está ficando doente (o que é raro) ou que vem dente (quase sempre).
Aos finais de semana tento não ser neurótica sabe? Como saímos demais da rotina as vezes ele prefere brincar ao comer, então eu não forço... Tento dar e se não quiser, paciência, dou um suco ou uma vitamina. Essa não é uma rotina na vida dele e ficar um dia assim não fará mal, o que não pode é acontecer sempre. Ele fica em êxtase quando vê outras crianças e claro que prefere brincar. As vezes quando dá, eu já dou almoço ou janta antes de sair de casa, mas quando não dá, fazemos algumas substituições e fica tudo certo.
Acredito que o segredo seja ser mais leve. Conheço pessoas que seguem a risca todas as recomendações, eu não critico mas não consigo ser assim. Mas acho que se você está se martirizando porque seu filho comeu UM único brigadeiro na festa do amiguinho, não fique... Exceções as vezes são bem vindas e a maternidade é abrir mão de algumas coisas pelo bem do filho e de si mesma.
Eu apoio uma maternidade leve onde podemos repensar nossas idéias e opiniões, sem julgamentos, criticas e com muito amor pelos nossos pequenos pois isso nunca faltará.

Um comentário:

  1. Eu paguei minhas língua varias vezes rsrs
    Alimentação saudável è tudo!
    Beijo
    http://www.simplesedoce.com.br/

    ResponderExcluir