29 de julho de 2016

Creche ou não, eis a questão!

Eis a questão. E que questão hein!
Estou desde o inicio do ano amadurecendo a ideia de colocar o Miguel na creche aos 2 anos (Fev/2017), lembrando que ele fica com a babá desde que retornei ao trabalho quando ele tinha 4 meses.
Sinto cada dia mais que ele precisa desse espaço, dessa convivência com outras crianças, mas ao mesmo tempo que quero colocá-lo, meu coração aperta e a insegurança toma conta da mesma forma que tomou quando tive que confiar meu filho à babá. Terei que recomeçar o processo todo novamente até me sentir segura e bem.
Toda vez que ele está com outras crianças podemos ver claramente nos olhos dele, a alegria sendo irradiada por brincar com os amiguinhos. Ele sabe brincar e dividir os brinquedos! Ver essas coisas me fazem querer que ele viva mais experiências como essa.
Tem também a questão da disciplina. A babá é como uma terceira avó, daí já viu né? Ele come em pé correndo e brincando, faz o que quer, tudo sem limites. A tarde quando eu chego eu tento educar do meu jeito, colocando para ele sempre o certo e errado, mas é difícil pois passa a manhã inteira podendo fazer tudo o que dá na telha.
Outro fator é o desenvolvimento. Como as crianças aprendem e se desenvolvem bem na creche né? Há 2 meses o Miguel soltou a língua e fala pelos cotovelos da maneira dele, arrisca até umas musiquinhas e a creche iria ajudar mais e mais nesse processo de desenvolvimento motor, cognitivo, social, etc.
Mas há a parte chata né? As doenças... Sei que lá vem virose, gripe, resfriado e outras coisas mais, infelizmente e isso pesa tanto na balança para mim, ainda mais porque meu filho não fica doente sempre, é bem raro sabe.
Difícil mamães... Preciso de ajuda de quem já tem filho na creche: O que acham? Prós x Contras? Estão satisfeitas? Parte ruim? Dicas? Enfim... LUZ!!!
Conto com vocês!

6 comentários:

  1. Eu preferi deixar com a avó, escola só ano que vem, aos 3 anos.
    Pra mim, as doenças não compensariam o resto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso assim também... Tenho medo de ficar muito doentinho :(

      Excluir
  2. Bom, as vantagens são em relação ao social, eles aprendem a dividir, a não estranhar ninguém, outro fator muito bom é a rotina, mesmo em casa meu filho tem horário para comer, dormir, pois ele se adaptou a seguir a rotina dá creche mesmo no fim de semana. A terceira vantagem é sim em relação as regras já que lá eles disciplinar colocando no cantinho para pensar.
    As desvantagens São em relação a doenças, eles pegam muitas viroses e gripe, o meu já pegou até roseola. E outra desvantagem é que também aprende coisa errada com os colegas tb, como talvez fazer birra, morder, chutar, falar palavrões etc. Esteja preparada.
    Agora pesando na balança, mesmo que eu não trabalhasse eu deixaria ele meio período, pois a experiência para ele desse novo mundo vale a pena, se torna uma criança socialmente mais madura para resolver os conflitos.
    Acho que vale a pena vcs fazer um teste e caso veja que não está dando certo tirar de novo.
    Porém se prepare, pq nessa idade eles estranhas muito mesmo, talvez ele demore mas de um mês para se adaptar e vcs tenha que o deixar chorando todos os dias com seu coração na mão. Mas é normal e faz parte do processo, o meu por exemplo ontem mesmo acostumado ficou lá chorando, só que essa criançada é danada faz isso para deixar a gente com o coração na mão pois assim que chegamos na esquina eles já pararam de chorar e passam o dia bem.
    Bjs e boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi muito obrigada por toda essa luz rsrs
      Pelo meu marido o Mi já teria ido com 1 ano, mas achei que poderíamos esperar. Agora com quase 18 meses sinto que ele precisa desse momento, então decidimos que aos 2 anos ele iria, mas fico com medo. Por um lado quero muito mesmo que ele passe por essa fase, mas realmente as doencinhas me deixam com o pé atrás. Tenho uns 5 meses para pensar sobre isso. Farei a inscrição na creche mês que vem e vamos ver, se ele for chamado irá, se não for pensarei mais um pouquinho se coloco na particular ou não.
      Mas me ajudou bastante, me deu uma grande ideia! Muito obrigada <3

      Excluir
  3. Passo pela mesma duvida que você. Seu relato é como se eu estivesse lendo a minha mente e meus temores. Mas temos um tempinho para amadurecer as ideias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Ni, dificil né? Mas ontem conversando com uma amiga que tem um filho na idade do meu e que ele vai para a escola desde 1 ano, tive mais certeza que apesar de ficar doentinho é a melhor opção para eles. Se bem que a pediatra sempre me alerta que após os 2 anos a tendencia à ficar doentes na escola diminui muito... Oremos!

      Excluir