15 de junho de 2016

O interminável frio e nossa vida

Ah o frio! Eu ão nasci para o frio. Gosto mesmo do verão, calor acima dos 28°C-30°C, vestidos, chinelinho, lavar meu cabelo todo dia e tomar muito suco!
Mas tem o frio e a gente não liga para ele até ter filhos. Se antes você amava o frio, com filhos passa a duvidar desse amor e se você não gostava, aí que não consegue encontrar nada agradável mesmo!
Moramos em uma casa cheia de extremos: Muito quente no calor e hiper gelada no frio. Sabe como é né, casa de telha sem forro (providenciaremos ano que vem na nossa mega reforma), não tem como ser diferente.
O quarto do Mi é um dos cômodos mais gelados da casa. A casa é alta e o quarto dele pega vento de frente e na lateral, super frio! Então nesse inverno a caminha dele está provisoriamente no nosso quarto, porém ele anda dormindo na nossa cama pois tivemos geada diversos dias seguidos. Assim que o tempo melhorar ele voltará para o quartinho que está repaginado e eu e marido voltaremos a dormir juntinhos rsrs.
 Com o frio eu estou dando somente um banho por dia porque fico com dó de dar mais do que isso. Tivemos temperaturas de 3°, 5 e 7°C então dou banho por volta das 15h e fica sendo esse o único do dia, tirei o de antes de dormir porque está muito gelado. Fora isso a rotina se mantém a mesma. 
Outra coisa que mudou foi os sucos. Antes ele bebia varias vezes ao dia e de diversas frutas para se refrescar, agora evito um pouco ou troco por outras coisas. Água segue bebendo bem.
Como anda bem úmido estou lavando roupa somente 1x na semana, então acabo tentando repetir peças nele, como por exemplo blusas de frio que não estejam sujas, calças mais escuras, etc. Já que lavo e leva cerca de 3 dias para secar as roupas aqui em casa.
Esse ano o frio veio com tudo, ainda bem que comprei meias calça de lã para o baby e coloco jaqueta, touca, varias blusas, calça quente, meias e com isso ele ainda não apresentou resfriado. Já são 3 semanas geladinhas e úmidas e ele segue bem. Espero que fique assim.
Estou usando salsep para manter o nariz limpinho e turbinando a alimentação. Muita laranja, mexerica, feijão, couve, brócolis, beterraba, proteínas e oferecendo bastante alimentos saudáveis para que o sistema imunológico fique bem e ele fortinho, evitando assim gripes, etc etc.
Segunda-feira tivemos pediatra e pela glória de Deus ele engordou! O ganho diário dele estava baixo, na verdade havia caido e muito e isso nos estava preocupando. Ele vinha ganhando cerca de 15-17grs/dia e desde Janeiro esse ganho foi para 5-6grs por dia sem que o padrão alimentar tivesse mudado muito ou que ele estivesse doente. Foram meses de ferro 2x ao dia, vitaminas e preocupações porque também ele estava bem anêmico. Mas esse mês Deus agiu na vida do meu filho, Deus atendeu minhas orações e a hemoglobina subiu como falei no post passado, o ganho de peso foi para 12grs/dia (a meta é voltar para 15grs/dia) e cresceu 2cm!!! Descartamos talessemia ou algum outro problema metabólico que não permitia que ele retomasse o desenvolvimento.
Agora ele está com 11.995grs e 82cm!
Vamos monitorar por mais 2 ou 3 meses e se tudo estiver indo bem reduziremos as doses de ferro e tiraremos a vitamina. 
Bom, acho que por hoje é isso.
Bom friozinho para vocês e bom restinho de semana.

5 comentários:

  1. Eu já não gostava de frio, agora com 2 crianças pequenas é que detesto!
    Só um banho por dia por aqui também, nada de um de manhã e um a noite, só um, depois do banho de sol pra pequena e na hora do lanche pro maior.
    Não vejo q hora dessa frente fria ir embora. O junho mais frio dos últimos 14 anos!!! Tá legal não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente está demais!!!!
      Imagino com duas crianças, como deve ser mais dificil. Força para nós!
      Beijos

      Excluir
  2. Amiga, eu amo o frio, aqui aonde moro é muito calor no verão, e eu fico super inchada, e só ficamos dentro de casa por causa do ar condicionado, e quando saimos sempre pensamos aonde tem ar, ainda mais que nós dois somos gordinhos rsrs, então sofremos muito!
    Mas confesso que o frio tb me traz alguns problemas, principalmente a bronquite e a asma, e quando ta menos de 10 grau sinto um pouco de dor por causa da fibromialgia!
    Ainda n tenho filhos mas já comecei me preocupar com eles no inverno rsrs, é criança com bronquiolite pra td q é lado, mto sofrimento para os bbs né?!
    Que bênção q ele ta ganhando peso!!!
    beijosss

    ResponderExcluir
  3. Oi lindona, sim é sofrimento demais para os pequenos. Aliás muito calor como aí também né? srsr Não tem jeito, se não existir um meio termo eles sofrem mesmo assim.
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  4. Eu nao gosto do frio
    Lendo vc falar das baixas temperaturas ,ate tremi aqui rsrsrs
    bjo

    ResponderExcluir