11 de outubro de 2016

Rotina

Desde sempre estipulei rotina lá em casa. Era rotina do sono, rotina alimentar, enfim, crianças precisam de rotina, precisam dessa sequencia e da segurança que isso traz para cada uma delas.
A rotina do sono foi iniciada por volta dos 2 meses e era basicamente assim:
Lá pelas 20h começáavamos pelo: Banho de ofurô, seguido de massagem com creme ou óleo, troca de roupa, aleitamento e colocávamos ele para dormir. As vezes já adormecia no peito. E assim ele foi entendendo que esse era o seu horário de dormir, o corpo ia desacelerando e era sucesso quase todas as vezes.
Conforme ele foi crescendo e o ofurô ficando pequeno, esse banho passou a ser na banheira e seguia o mesmo padrão: Banho, troca de roupa, tetê, colocava para dormir ninando-o. Sempre com as luzes apagadas e sem a TV.
Uma coisa que estipulei foi o pijama. Li uma vez que o pijama tem papel importante para a criança associar aquela vestimenta ao ato de dormir e encerrar as atividades naquele dia. Realmente faz diferença.
Hoje em dia, nossa rotina do sono é mais ou menos assim:

Banho por volta das 19h
Coloca o pijama
Escova os dentes
Assiste um pouco de TV até às 20h
Mama a mamadeira (300ml) às 20h30
Coloco ele para dormir.

Estou no processo de tentar colocar para dormir sem sem ninando no colo já que ele está com mais de 13kg e é bem grande, então deito com ele no sofá até pegar no sono e então levo ele para a cama dele. Não deito com ele na cama dele pois é uma mini cama e não suporta meu peso. Esse processo de deitar com ele e tentar fazê-lo dormir só fazendo carinho e batendo de leve na bundinha leva as vezes 25/30 minutos. Faço sempre com a luz apagada (deixo só a do corredor acesa para não ficar 100% escuro), a TV desligada e as cortinas fechadas.
Alguns dias não rola mesmo, e para não estressá-lo e a rotina do sono ir por água a baixo, eu cedo e acabo pegando ele no colo.
Mas é assim, um dia de cada vez... Uma emoção a cada dia... Um humor (ou vários) por vez. paciência é tudo. Ela falta muitas vezes, mas temos sempre que lembrar que eles são seres em formação e esse processo de aprender, entender e fazer sentido leva tempo mesmo. Lembrando que nesse processo haverão surtos psicóticos, estress, choro em livre demanda, felicidade, mais choro, sentimento de impotência, vontade de correr, orgulho por ter conseguido alguma vez e outras coisinhas mais.
E como é por ai? Bandeira branca levantada e paz reinando? Ou um misto de primeira com segunda guerra mundial?
Beijo grande meninas.

Um comentário:

  1. Rotina é tudo mesmo! Depois que intensifiquei aqui em casa as coisas melhoraram muito.

    Aqui cada dia é uma coisa. As vezes é super tranquilo, as vezes uma guerra dele com o sono e a mamãe só falta chorar. Cada dia uma surpresa. Vida de mãe é assim mesmo, né? rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir